A Importância da Inclusão na Igreja para pessoas diagnosticadas com autismo
A inclusão é um desafio que exige atenção e adaptação, e para a igreja, isso também se aplica ao processo de integração e inclusão de crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista.
Pastor Glauco Ferreira
10/30/20243 min read
A inclusão de crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista é um desafio que exige atenção e adaptação, e para a igreja, isso também se aplica. Pessoas que apresentam habilidades intermediárias, necessitam de abordagens que respeitem suas características únicas, promovendo um ambiente acolhedor e de apoio. Assim, como em um ambiente educacional, a igreja deve se preparar para atender às necessidades de todos, criando um espaço onde eles possam crescer em sua fé e desenvolver relacionamentos em um ambiente seguro e inclusivo.
Entendendo os Níveis do Espectro Autista e a Importância de um Olhar Inclusivo
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) define três níveis de suporte para o TEA, mas vale lembrar que cada pessoa com autismo é única e pode ter necessidades variáveis. Na igreja, a compreensão de que cada indivíduo tem desafios e potencialidades distintas é essencial. Isso significa ir além de classificações e promover uma verdadeira inclusão, onde cada pessoa é recebida e apoiada como membro valioso do corpo de Cristo.
Características do Autismo e o Desafio para a Inclusão
Pessoas diagnosticadas com autismo enfrentam barreiras na comunicação social, como entender instruções verbais, processar informações rapidamente ou interagir com colegas e adultos. Para essas pessoas, o ambiente da igreja – especialmente em encontros e celebrações que envolvem interações sociais complexas e estímulos sensoriais – pode ser desafiador. Ao invés de exigir que eles “se adaptem” ao ambiente padrão, uma igreja inclusiva adapta o ambiente para acolher e facilitar a participação.
Práticas Inclusivas para Pessoas com Autismo na Igreja
1. Comunicação Visual e Material de Apoio
Usar recursos visuais, como pictogramas e gráficos, pode ajudar na compreensão do conteúdo bíblico e de atividades. Isso facilita a comunicação e torna os ensinamentos mais acessíveis.
2. Rotina Estruturada
Ter uma rotina previsível nos encontros e atividades da igreja oferece segurança e ajuda as pessoas com autismo a se sentirem confortáveis. Isso pode incluir o tempo previsto para a música, atividades e momentos de ensino.
3. Instruções Simples e Claras
Ao orientar pessoas com autismo, é útil evitar instruções complexas ou ambíguas. Utilizar uma linguagem simples e direta ajuda na compreensão e participação.
4. Reforço Positivo e Valorização das Contribuições
Reconhecer o esforço das pessoas com autismo e elogiá-las em momentos apropriados reforça o sentimento de pertença. A valorização dos pequenos progressos ajuda a criar um vínculo positivo com a comunidade de fé.
5. Adaptação de Materiais e Espaços
Pequenas mudanças no material de estudo bíblico, como o uso de fontes maiores ou páginas coloridas, podem facilitar o engajamento e o aprendizado. Um espaço tranquilo para descanso, quando necessário, também demonstra consideração pelas necessidades sensoriais dessas pessoas.
6. Colaboração com Pais e Profissionais de Saúde
A igreja pode envolver pais e profissionais, como terapeutas, para aprender a adaptar melhor as atividades e proporcionar um ambiente realmente inclusivo.
Uma Igreja para Todos: O Chamado à Inclusão
Promover um ambiente inclusivo é um reflexo do amor de Cristo e um testemunho poderoso de acolhimento e empatia. Compreender e responder às necessidades de pessoas autistas é um esforço que vale a pena para que todos, sem exceção, se sintam parte do corpo de Cristo. Quando a igreja se dedica a construir um ambiente acessível e carinhoso, todos se beneficiam, e a comunidade de fé se torna uma verdadeira casa para todos.
Se sua igreja deseja saber mais sobre como ser um espaço inclusivo para pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista, conheça nossos cursos, treinamentos e mentorias disponíveis que auxiliam líderes e membros a desenvolver uma visão e prática de inclusão na igreja, e também acolhimento para todas as famílias.
Referências:
https://www.verywellhealth.com/what-are-the-three-levels-of-autism-260233
https://institutoneurosaber.com.br/quais-sao-os-tipos-de-autismo-tea-2/
https://harkla.co/blogs/special-needs/teaching-strategies-for-autism
https://www.readingrockets.org/topics/differentiated-instruction/articles/how-adapt-your-teaching-strategies-student-needs
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