e-book GRATUITO nos dias 18 e 19 de junho  de 2022

Dia do Orgulho Autista

Protagonismo e Representatividade

ATENÇÃO!!!

1636238581.png

"Autismo na Igreja" surge como uma resposta aos muitos questionamentos recebidos diariamente acerca do processo de inclusão de pessoas autistas na agenda da igreja local.

O encontro entre a experiência de se ter um filho diagnosticado com autismo e o exercício do ministério pastoral numa igreja evangélica brasileira, apresentado como uma resposta aos desafios de acolher, incluir e viabilizar o pleno exercício da fé a mais de dois milhões de famílias brasileiras que lidam diariamente com pessoas autistas.

A inclusão de pessoas diagnosticadas com autismo nos mais diversos espaços da sociedade ainda é um desafio, uma realidade muito distante, e a sociedade caminha lentamente para a efetivação de ações concretas que a torne, de fato, inclusiva. Sendo assim, esta obra surge como uma proposta de compartilhar todo o conhecimento adquirido, tanto em pesquisas como na prática pastoral, que viabilizou o processo de inclusão do Asafe nas atividades da igreja local.

Asafe nasceu numa família pastoral e foi diagnosticado com autismo moderado em agosto de 2012, aos dois anos de idade. De lá pra cá, sempre esteve presente em todas as atividades da igreja local, contrariando o que revelam as estatísticas - a maioria das famílias de pessoas com autismo deixam de congregar antes da criança completar três anos de idade. O fato de ser filho dos pastores da igreja não tornou o processo mais fácil, e nem minimizou os desafios que precisaram ser superados. Contudo, a partir do entendimento de que um caminho deveria ser percorrido até que a inclusão do Asafe fosse alcançada com êxito, uma proposta pedagógica foi posta em prática a fim de conscientizar a igreja local sobre o autismo, utilizando para isso quatro fundamentos bem definidos:

INFORMAR - CONSCIENTIZAR - ACOLHER - INCLUIR

 

A partir destes quatro fundamentos conseguimos edificar uma igreja que aprendeu a amar as diferenças, que acolheu o que não conhecia e busca, incessantemente, amar a todas as pessoas.

Preencha o formulário para acessar a página de download do e-book